Conto - 7 pecados

13/02/2013 10:37

 

Numa cidade do interior do Brasil havia um adolescente que precisava muito de ajuda e certo dia sua vida mudou.

Carlos era um adolescente de 15 anos que vivia em seu mundo particular, não se misturava com as outras pessoas, não acreditava em nada.

Seus pais tinham o abandonado ainda bebe na maternidade e enviado para um centro de adoção e lá ficado até hoje.

Certa noite no seu quarto apareceu uma fada chamada Yasmim e lhe prometeu uma vida nova e que realizaria todos os seus pedidos e desejos.

Só precisaria ele descobrir e mostrar qual eram seus sete erros na vida.

Ele disse que toparia, mas não lembrava o que ele fazia de errado, assim ela prometeu dar uma pista para cada erro dele.

A primeira pista foi sobre seu desejo insaciável, além do necessário por comidabebida.

Carlos se lembrou que adorava comer sempre mais que o necessário, certa vez teve uma premiação na escola onde todos os alunos ganhariam uma caixa de bombom pelo seu desempenho, ele disse para a professora que não tinha ganhado, ganhou outra e comeu tudo no mesmo tempo, menos de dez minutos já tinha comido tudo.

Então Yasmim explicou que esse erro era o pecado da Gula e que segundo sua visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano que é querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem sendo uma forma de cobiça.

Ela dia para Carlos que a forma de ser controlada é pelo uso da virtude da temperança.

A segunda pista foi seu apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro.

Carlos lembrou que quando conseguia dinheiro por algum trabalho que fazia ou quando ganhava por doação ou bom comportamento nunca dividia com seus amigos e quando precisava juntar dinheiro para comprar algo ele geralmente ajudava sempre só guardando dinheiro.

Novamente Yasmim explicou que esse erro é o pecado da Avareza e é considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.

Para combater a avareza é preciso à virtude do desprendimento, que consiste em não se apegar em nada, mas colocar toda a sua confiança em Deus.

Yasmim deu a terceira dica dizendo sobre seu desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material e que também se deixava dominar pelas paixões.

Ele lembrou que não podia ver uma garota que ficava louco e não tirava da cabeça, lembrou que era apaixonado pela professora e que já tinha namorado duas meninas ao mesmo tempo.

Yasmim disse que esse erro se chamava Luxuria e que era o apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

Ela disse que a solução seria a castidade e que quando se olha para as garotas lembra-se que já existe um amor em sua vida.

Yasmim deu a pista do seu quarto erro que era seu intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que às vezes gera sentimento de vingança.

Ele se lembrou de quantas vezes já tinha brigado na escola por coisas insignificantes.

Esse erro se chamava Ira que torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é algo que provoca a pessoa.

Yasmim também disse que a ira não atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar sementes em seu coração.

Ela disse que para evitar a ira devia lembrar que a ira é uma emoção, e uma emoção é sempre quente. Para reduzi-la, então o processo é esfriá-la.

Yasmim disse que o quinto era o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tinha e conseguia.

Ele lembrou que quando seus amigos tiravam nota maior que a dele na escola ele não gostava.

Ela explicou que esse erro era o pecado da Inveja e que o invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo. E a inveja na forma de ciúme é proibida nos Dez Mandamentos da Bíblia.

A forma de combater esse erro é amando a Deus, o próximo e a você mesmo se despreocupando das outras opiniões e características de outras pessoas não sentira inveja de ninguém.

O sexto erro ela Yasmim disse que era quando ele vivia em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que o levava à inatividade acentuada com aversão ao trabalho.

Ele lembrou que não gostava de trabalhar, sempre se escondia das faxinas e acordava tarde, só acordava cedo para fazer coisa errada.

Esse erro é o pecado da Preguiça e que freqüentemente é associado ao ócio e a vadiagem.

A solução par esse erro é fazer sua mente prevalecer sobre o corpo. Se o corpo quer ficar na cama obrigue-se a levantar. Procure um trabalho que te obrigue a manter horários e cumpra-os fielmente.

Yasmim então começou falar do ultimo erro é quando ele passa a procurar sempre reconhecimento, elogios, por seus atos e acaba se gabando das coisas que faz. E acaba se desanimando com o fracasso, pois acha impossível fracassar.

 Ele lembrou que quando se destacava em algum esporte se alegrava tanto que acabava humilhando os outros e quando perdia não aceitava.

 Ela disse que esse erro era o Orgulho que é o princípio de todo pecado, a vaidade, pois é a tentativa de se igualar a Deus de ser auto-suficiente senhor de si, passando por cima da autoridade de Deus. O Orgulho caracteriza-se por acharmos que os dons de Deus vêm de nós mesmos. Leva aos pecados da presunção, da vanglória

Ela disse que uma das coisas para evitar esse erro é sendo humilde para evitar o orgulho, mas voar alto para alcançar a sabedoria.

Depois disso ela explicou  que todos esses erros faziam parte dos sete pecados capitais e que ela na verdade era um anjo.

Carlos perguntou para ela se ele já podia fazer seus pedidos?

Yasmim disse que sim e perguntou qual seria?

Ele pediu para que ele nunca mais cometesse esses pecados.

Yasmim disse que isso só dependeria dele, então Carlos falou que não queria mais nada e prometeu que daquele momento em diante mudaria sua vida.

Com o tempo Carlos se tornou uma pessoa melhor e começou a ajudar outras pessoas.